top of page
 Mais sobre a exposição Tecelume: 
  • Conceito: Enquanto imaginávamos um nome para esta exposição, intuímos buscar no Tarot alguma iluminação. O Eremita e O Sol emergiram, cada qual com suas luzes, reforçando as narrativas que nós artistas pesquisadoras/es do NuPAA estamos experienciando ao expandir nossas autoinvestigações em uma exposição coletiva. Nessa jornada adentro, oferecemos a nós mesmos e aos outros oportunidades de “eremitar”. Essa introversão criativa nos leva, então, a descobrir, construir, desconstruir, conhecer e saber nosso próprio lume. No nosso retorno (existe retorno?) expandimos nossas experiências pessoais e compartilhamos nossas flamas, tecendo-as, integrando-as em uma dimensão coletiva que forma uma colcha que irradia autosaberes que enunciam sujeitas e sujeitos, sentidos, sentimentos, lugares e dimensões. “Tecelume: colcha de autosaberes” é uma rede de encontros, cruzamentos, atravessamentos, costuras e conexões de nossas experiências de si que, conectadas, formam, deformam somam e se integram a um todo.

   ​

         Manuela Costa Rios

 

 

  • Montagem / Design da Exposição: A exposição virtual Tecelume: colcha de autosaberes foi organizada através dos trabalhos de doze artistas participantes. Inicialmente, é formada por um espaço coletivo, onde o compartilhamento das obras se desdobra em uma espécie de colcha que interliga todos os trabalhos e artistas dentro da exposição, num grande coletivo de autosaberes. Num segundo momento, temos uma exposição individual de cada artista. Ao adentrar no universo recôndito de cada artista distinguimos cada retalho dentro da grande colcha, conhecendo mais sobre o seu trabalho e sua biografia.

   -​

         Ingrid Costa

 

 

Sobre o NuPAA:
O Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA) é um grupo de pesquisa da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq  e tem como objetivo investigar e desenvolver poéticas artísticas e processos de criação a partir do entrecruzamento do campo das Artes Visuais com os Estudos Autobiográfcos. O grupo está vinculado ao projeto de pesquisa Práticas Artísticas Autobiográficas: Intersecções entre Prática Artística, Escritas de Vida e Decolonialidade, cadastrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG em fevereiro de 2017.

Atualmente o NuPAA conta com duas linhas de pesquisa:

1) Autobiografia e Decolonialidade nas Práticas Artísticas Contemporâneas, coordenada pela professora Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (FAV/UFG).
2) Processos Artísticos do Corpo e da Intimidade, coordenada pelo professor Dr. Odinaldo da Costa Silva (FAV/UFG).

NuPAALOGO-PNG.png
download.png
ppgacv-fav-horizontal-cor.png
bottom of page